Volvo apresenta a nova geração de dumpers articulados com destaque para o novo A50
30.01.2025
A Volvo Construction Equipment (Volvo CE), empresa que criou o primeiro dumper articulado e líder de mercado, fez o seu maior e mais arrojado lançamento de dumpers articulados de sempre.
Na fábrica de Braås, em plena floresta sueca, nascia em 1966, o primeiro dumper articulado Volvo, carinhosamente conhecido como Gravel Charlie. E foi este o local escolhido para receber, no dia 28 de janeiro, o evento de lançamento de uma gama totalmente renovada de dumpers Volvo, concebida para satisfazer as necessidades atuais de soluções de conectividade, produtividade e de redução de emissões. E quem abriu o desfile das novidades foi mesmo o Gravel Charlie, um verdadeiro ícone da engenharia, conduzido pelo presidente da Volvo CE, Melker Jernberg, numa entrada cheia de história.
Numa imponente coreografia, os novos dumpers espreitaram dos portões e avançaram com determinação. Primeiro, o mais poderoso A60, logo seguido pela novidade A50. Alinharam ainda no desfile os A45, A40, A35, A30 e A25. Os sete magníficos!
As novas versões dos dumpers representam um salto tecnológico significativo, graças a inovações importantes, como um novo sistema eletrónico e uma transmissão desenvolvida internamente, que proporcionam melhorias de eficiência de combustível até 15%, dependendo do modelo e da aplicação. Para além disso, o novo design de vanguarda das máquinas foi construído de forma a adaptar-se ao longo do tempo a futuras transmissões.
O resultado são máquinas de ponta, seguras e produtivas, concebidas especificamente para reduzir o custo total de propriedade e responder aos desafios atuais e futuros nos locais de trabalho mais difíceis, especialmente quando combinadas com as soluções de conectividade da Volvo.
O presidente da Volvo CE afirmou: “Há quase 60 anos que lideramos o caminho com a nossa gama de dumpers articulados e agora, com o lançamento de uma excecional gama de produtos, incluindo um modelo completamente novo, provamos que não há limites para a nossa capacidade de inovação.
Os nossos clientes sabem que podem esperar uma operação de grande qualidade quando entram num dos nossos dumpers, mas essa experiência acaba de ficar ainda melhor com uma série de características concebidas a pensar nas suas necessidades.”
Uma abordagem circular
Desenvolvidos para estarem entre as soluções de transporte mais eficientes em consumo de combustível no mercado, os novos modelos também foram construídos com foco na sustentabilidade. Isto inclui a introdução de aço com baixas emissões de carbono – fabricado a partir de materiais reciclados e produzido com eletricidade e biogás sem recurso a combustíveis fósseis – na produção.
Dado que o aço é um componente importante nos produtos da Volvo – e tradicionalmente gera emissões de carbono significativas – a circularidade dos materiais é outro exemplo da ação da Volvo nas suas operações para atingir emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa até 2040.
Um passo em direção ao futuro
O lançamento destes novos modelos representa mais do que uma atualização técnica – um reflexo do compromisso da Volvo com o futuro da construção sustentável. Integrando tecnologia de ponta e práticas responsáveis, a empresa posiciona-se na vanguarda da indústria, promovendo soluções que respondem tanto às necessidades atuais como aos desafios ambientais futuros.
Este avanço não é apenas uma evolução nos equipamentos, mas também uma afirmação da liderança da Volvo em inovação e responsabilidade, definindo novos padrões para o setor e contribuindo para um futuro mais sustentável.