A Volvo CE e o World RX desenvolvem a próxima geração de pistas de rallycross em conjunto

30 de maio de 2022

No seguimento da notícia de que a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) se tornou a fornecedora oficial de equipamentos de construção para o novo Campeonato do Mundo de Rallycross da FIA (World RX) totalmente elétrico, a Volvo CE anuncia hoje que irá aumentar o seu envolvimento — tornando-se o “parceiro oficial de construção de pistas” da temporada.

Quando a Volvo CE se compromete, dá tudo o que tem. Por este motivo, quando lhe foi pedido para apoiar a construção das pistas para os novos carros elétricos de 680 cv, a empresa decidiu dar uso aos seus conhecimentos todo-o-terreno para ajudar o Campeonato do Mundo de Rallycross da FIA a projetar e a testar toda uma nova série de elementos de pista, que irão encorajar as corridas a serem tão próximas quanto emocionantes.

Pistas World RX 2.0

Após uma série de workshops sobre as características que tornam “perfeita” uma pista de rallycross, a Volvo CE convidou a FIA, a organizadora da série de corridas Rallycross Promoter GmbH e os pilotos profissionais Timo Hanssen, Klara Andersson e Niclas Grönholm para o seu “RallyCross Test Lab” especialmente desenvolvido na pista de corridas GTR em Eskilstuna, Suécia. Aqui, a Volvo CE ajudou a testar e a desenvolver saltos, curvas e elementos dinâmicos para manter as corridas o mais próximas e eletrizantes quanto possível. Estes incluíam curvas acentuadas, chicanes e saltos épicos.

Durante uma prova de três dias no Rallycross Test Lab no início de maio, cada elemento da pista foi avaliado de perto, com muitas ideias sobre como promover mais ultrapassagens e um maior espetáculo para o público. Os peritos de corridas sugeriram melhorias — que foram rapidamente implementadas com as máquinas da Volvo CE, aprimorando cada elemento até ser considerado perfeito. Após cada elemento ser aprovado pela FIA, os dados de construção foram capturados em 3D na aplicação de cabina de controlo da máquina Dig Assist da Volvo CE. Estes dados podem, posteriormente, ser programados em máquinas Volvo e recriados em cada uma das pistas visitadas pela série de corridas durante o próximo Campeonato do Mundo. Tal irá não só reduzir consideravelmente o tempo de construção de cada pista, mas também fazê-lo com uma pegada de carbono reduzida.

Concebido para pilotos — por pilotos

“As novas pistas vão ser incríveis!” diz Klara Andersson, que compete pela nova equipa Construction Equipment Dealer Team no campeonato que se aproxima. “Os saltos são épicos — vamos atingir os mais rápidos a 100 km/h e voar 25 metros ou mais!”

“Os novos elementos de corrida serão emocionantes de pilotar,” concorda o companheiro de equipa de Klara, Niclas Grönholm. “A inclinação acentuada permite-nos pilotar nas curvas a grandes velocidades, enquanto que outros cantos foram inteligentemente projetados para que haja várias linhas de corrida — originando competições roda a roda e mais ultrapassagens.”

Construção sem compromissos

“O nosso objetivo é criar a próxima geração de circuitos de rallycross emocionantes da forma mais eficaz e sustentável,” afirma Arvid Rinaldo, que lidera a parceria e o envolvimento operacional pela parte da Volvo CE no mundo do Rallycross. “O nosso principal objetivo é apoiar a construção e atualização de pistas com uma pegada de carbono zero, mas graças à utilização do nosso equipamento elétrico e dos mais recentes motores de baixa emissão movidos a biocombustível, esperamos reduzir significativamente a pegada de carbono de cada construção de pista desde o princípio. É a plataforma ideal para demonstrarmos ao nosso próprio público como podemos ajudar a transformar o setor de equipamentos de construção e a tornar o automobilismo mais sustentável.”

A temporada do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross de 2022 começa no circuito de Höljes, na Suécia, a 2 e 3 de julho, com o primeiro fim de semana de corrida no lendário Nürburgring, na Alemanha, a 30 e 31 de julho.