“Se eu fosse adulta, cuidaria muito mais do ambiente do que os adultos fazem — temos de tornar o mundo melhor! Preocupa-me que um dia eu já não possa brincar mais na floresta.“ Estas são as palavras de Siri Riutta, de 7 anos. Palavras essas que fazem eco das preocupações de crianças de todo o mundo.
Como acontece com Siri, cuidar do ambiente é algo de natural para a geração mais jovem. O seu apelo à ação da geração mais velha, que hoje detém o poder de decidir como combater as alterações climáticas, é real e, a Volvo Construction Equipment (Volvo CE), reconhece o papel vital que todos têm na condução da mudança necessária. Além disso, deve-o à Siri e às gerações futuras. Isto porque, provavelmente, a atual geração humana é a última com a possibilidade de fazer verdadeiramente a diferença e construir um mundo melhor do que aquele que encontrou.
Carl Slotte, diretor comercial para a região europeia, comentou a necessidade de mudança.
“Antes de mais, estou extremamente orgulhoso de trabalhar numa empresa como a Volvo CE, com objetivos de sustentabilidade ambiciosos e concretos.” Na qualidade de uma das empresas líderes do nosso setor, temos uma responsabilidade e assumimos o nosso papel. As nossas metas climáticas são claras: a partir de 2040, pretendemos ter veículos 100% livres de combustíveis fósseis em todo o Volvo Group e alcançar emissões de gases com efeito de estufa líquidas zero na cadeia de valor.“
“A mudança começa aqui”
Enquanto impulsionador e veículo transmissor da mensagem de mudança, a Volvo CE lança a nova campanha de marketing: “A mudança começa aqui”.
Esta nova abordagem de marketing tem duas finalidades principais. A primeira é assumir a liderança na condução da mudança nas áreas ligadas à sustentabilidade, mobilidade elétrica e serviços, e encorajar todas as partes interessadas a agirem. A segunda é demonstrar aos clientes de que forma transforma a indústria através da oferta nestas três áreas chave — e fazê-lo enquanto proporciona uma boa experiência destas mensagens, independentemente do seu envolvimento ocorrer através de uma plataforma virtual ou física. No fundo, é disso que trata a abordagem omnicanal.
No ano passado, a Volvo CE anunciou a sua intenção de adotar uma nova abordagem de marketing omnicanal, que permite ligar a marca aos clientes, concessionários e outras partes interessadas através de um conjunto de eventos virtuais e físicos. Embora os desafios que enfrenta exijam um trabalho mais próximo e colaborativo, não é prático nem sustentável fazê-lo de forma totalmente presencial.
Por isso, lançará então em breve uma nova plataforma virtual, permitindo às partes interessadas escolherem de que forma pretendem interagir connosco. O Volvo Days, o emblemático evento de construção, direcionado para o relacionamento com os clientes, a ter lugar em Eskilstuna, na Suécia, em junho, terá uma nova aparência, com opções físicas e virtuais, que permitirá aos clientes juntarem-se e experimentar as ofertas disponíveis. Experiências digitais e físicas ligadas de uma forma nunca experimentada — associada ao fio condutor da sustentabilidade, mobilidade elétrica e serviços.
Carl Slotte
A sustentabilidade é o conceito geral que cobre a nossa agenda estratégica, em que metas claramente definidas, de base científica, constituem a base do desenvolvimento futuro. A eletrificação é essencial para fazer avançar uma indústria livre de combustíveis fósseis e a Volvo CE oferece hoje a gama mais alargada de máquinas elétricas compactas do mercado, percorrendo um claro caminho de crescimento e alargando a nossa oferta elétrica, de máquinas compactas a equipamento pesado.
Outro ponto que comprova este compromisso de promover a eletrificação no âmbito de parcerias é a cooperação com o Campeonato do Mundo de Rallycross da FIA, que dá à marca uma plataforma global para demonstrar o potencial da energia elétrica em várias indústrias.
Com os serviços diferenciados, existe assim a oportunidade de ajudar os clientes a maximizarem a produtividade e as eficiências dos seus locais de trabalho. O recém-lançado Programa de Redução de CO₂, por exemplo, é apenas uma forma de ajudar os clientes a lidarem com as suas pegadas de carbono, sendo que este processo não é estanque e a Volvo CE continua a desenvolver os serviços e as soluções que disponibiliza.
Neste sentido, existe então uma oportunidade real para todos fazerem a diferença, construindo um mundo melhor, mais sustentável e amigável; por nós, pela Siri e pelas futuras gerações, pelos clientes, fornecedores e decisores. Vamos a isso! Juntos! A mudança começa aqui.