Opções de Software

Desligar Automático do Motor

A Volvo disponibiliza uma série de opções de software que ajudam a aperfeiçoar a sua máquina. Algumas aumentam a segurança e a produtividade, outras reduzem o consumo de combustível.

A opção de desligar o motor automaticamente (Engine Auto Shut Down) é uma forma fácil de reduzir o consumo de combustível e os custos totais de operação. Dependendo das circunstâncias, uma máquina de construção passa 40% a 60% do tempo de operação ao ralenti. O desligar automático do motor reduz esta percentagem sem afetar a produtividade, pois desliga o motor apenas quando o tempo de ralenti ultrapassa 4 minutos e a máquina está imóvel, sem qualquer mudança engatada.

Disponível para: dumpers articulados (série F) e carregadoras de rodas (séries E, F e G). 

Limitador de Velocidade

A opção do limitador de velocidade ("Speed limiter") permite utilizar as máquinas em obras e países onde são aplicáveis limites de velocidade. Esta opção regula automaticamente a velocidade máxima, impedindo o operador de aumentar a velocidade e exceder os limites.

Disponível para: dumpers articulados (séries E e F) e carregadoras de rodas (séries E, F e G).

Proteção Avançada do Motor

A opção de proteção avançada do motor ("Increased Engine Protection") protege o motor de danos adicionais derivados de problemas em diferentes sistemas do motor, reduzindo paragens desnecessárias com custos avultados. Esta opção evita avarias que ocorrem quando se ignoram avisos, pois ativa automaticamente o ralenti e desliga o motor se forem atingidos níveis críticos em indicadores comoa temperatura e o nível de refrigeração, a temperatura e a pressão de óleo ou a temperatura e a pressão de sobrealimentação.

Disponível para: carregadoras de rodas (séries E e F ).

Temporizador do Motor

Esta opção ajuda o operador a seguir o procedimento correto de paragem da máquina, prolongando a vida útil do turbocompressor e reduzindo o desgaste desnecessário do motor.

No final de um turno de trabalho exigente, antes de desligar o motor, o operador deve deixá-lo funcionar ao ralenti, durante pelo menos um minuto, para arrefecer. Com este temporizador ("Engine Shut Down Timer"), o motor trabalha automaticamente ao ralenti antes de desligar. Isto significa que o operador pode sair da cabina e trancar a máquina sem ter de esperar que ela desligue.

Disponível para: dumpers articulados (séries E e F).